Boas Vindas

Bem vindos!

Pesquisa do Google

quarta-feira, 30 de junho de 2010

"Invictus" - O filme de Clint Eastwood sobre Nelson Mandela



Hoje pela manhã, percebi que o “diasinho” iria ser cansativo, acordei-me às 7:30, banhei-me corridamente, após pulei ao colégio, chegando um pouco atrasado a hora marcada, corri até a sala para assistir o filme e cumprir mais uma etapa do seminário literário.
O filme falava sobre O Grande Nelson Rolihlahla Mandela, ex-presidente da África do Sul, Advogado, “Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.”
Isso tudo retratado em "Invictus" - O filme de Clint Eastwood sobre Nelson Mandela.
"Invictus" é um filme em que Clint Eastwood procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido pela vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.
Morgan Freeman é Nelson Mandela. Matt Damon o capitão da selecção sul-africana de râguebi. Inesperadamente, o caminho dos dois personagens vai cruzar-se numa "aliança" fulcral para o momento de viragem que o país encetava.
Em 1994, quando Nelson Mandela assume a presidência, apenas quatro anos depois de ter sido libertado da prisão onde permanecera três décadas, o país preparava-se para receber o Mundial de râguebi.
A vitória de todos os sul-africanos
Quando se esperava que Nelson Mandela executasse uma limpeza dos brancos dos lugares chave, o novo Presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros.
A selecção nacional de râguebi era um dos grandes símbolos da nação para os sul-africanos brancos, o que a tornava automaticamente alvo de ódio dos negros.
Apesar de todos os graves problemas sociais, económicos e políticos que Nelson Mandela tinha para resolver, o Presidente tratou de arranjar tempo na sua agenda para se empenhar numa almejada, mas muito pouco provável, vitória da África do Sul no Mundial, que viesse a ser celebrada por todos os sul-africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário